Recentemente um amigo me ligou
pedindo informação a respeito de pneus para seu carro. Não sou expert, mas
tenho algum conhecimento sobre carros, motos e afins. Esta semana outra
consulta sobre o mesmo assunto, vinda de outro amigo. Percebi então que posso
ser útil sobre aquilo de que mais gosto, carros e amigos. Portanto a partir de
agora me proponho a ajudar, via blog, a todos que necessitem de informações
sobre o mundo das duas ou quatro rodas, e para começar: PNEUS.
Na
grande maioria das vezes você só se lembra do pneu quando ele esta vazio. Seu
compromisso será daqui 30 minutos e, surpresa, pneu furado ou simplesmente
vazio. De todo o veiculo, a única peça que exige cuidados constantes é o pneu.
Sua pressão deve ser verificada a cada 15 dias, pois além de um maior desgaste
do pneu devido a uma calibragem incorreta, seu gasto com combustível irá
aumentar próximo dos 5% se a pressão estiver abaixo da recomendada pelo
fabricante (gasto das laterais interna e externa e maior arrasto), e se a pressão
estiver acima, causará, não só prejuízo para o próprio pneu, (desgaste
acentuado no meio da banda de rodagem), como para todo o sistema de suspensão,
que não terá no pneumático a principal peça de absorção, transmitindo a força
do impacto para buchas e amortecedores, com forças superiores às programadas
para o sistema.
Um
erro comum, que observo com frequência, e a falta de informação dos frentistas
de postos de combustíveis e borracheiros. Faça o teste, deixe-os calibrarem
seus pneus e verá que o valor será sempre o mesmo "30 PSI". Não me
pergunte porque, deve ser um numero cabalístico, padrão e totalmente errado.
Cada veiculo possui seus parâmetros para a calibragem de seus pneumáticos. A indústria
automobilística testa estes parâmetros ao extremo, pois envolvem forças
laterais, torcionais, de impactos, pesos líquidos e brutos, dentre outros
fatores. Gastam-se milhões de "dinheiros" num projeto de um carro, e
o pneu faz parte deste projeto. Dê uma lida no manual de seu carro e você se
surpreenderá com a calibragem em seu pneu.
Num carro alinhado e balanceado corretamente, -
este e um processo que deve ser efetuado a cada 06 meses, 10 mil Km,( o que
ocorrer primeiro) ou quando de um impacto muito forte- o pneu deverá durar
entre 50 ou 60 mil quilometros. Na hora da troca, no caso de serem os quatro
pneus, procure colocar os recomendados pela fabrica (marca, modelo, etc.), mas
na falta da mesma marca , exija sempre os parâmetros exigidos pelo fabricante
do veiculo para o pneu. No caso de você optar pela troca de apenas dois pneus,
nunca, mas nunca mesmo, coloque os novos na frente, independente de ser seu veículo
de tração dianteira, traseira ou integral. Explico...caso voce tenha dois pneus
meia vida, e irá continuar usando-os, estes deverão ir para o eixo dianteiro,
ou seja, da direção, por um fato simples; no caso de uma derrapagem por
exemplo, se estes pneus, que já perderam parte de sua borracha e sulcos
estiverem atras, o controle do veiculo será infinitamente mais dificil de ser
feito, isso porque, alem do eixo traseiro ser rigido e as rodas ficarem fixas
em paralelo, sua aderencia estará comprometida, principalmente se o piso
estiver molhado, e ficar rodando de traseira não e nada legal. Agora, se os
pneus novos estiverem no eixo traseiro sua aderencia aumentará algo em torno de
60% em relação aos usados, evitando assim saidas de traseiras, que são muito
mais dificeis de serem controladas. Portanto, pneus novos sempre na traseira.
Agora se estiver querendo trocar rodas e pneus....bem ai já e uma outra historia,
que abordarei mais prá frente!
Um abraço.